SAIBA PLANTAR
PARA COLHER OS MELHORES FRUTOS
Envelhecemos a cada dia, por isso, temos de nos perguntar como levamos os nossos dias, ou seja, o que estamos plantando hoje para colher amanhã. Porque se estivermos plantando amor, colheremos amor. Mas, se estivermos semeando ortiga e carrapicho, lá na frente, é isso que receberemos de volta.
Então, pare e reflita: Como você tem lidado com sua espiritualidade? O que tem feito para se tornar uma pessoa melhor?
Para sabermos a quantas anda nosso amadurecimento espiritual, minha sugestão é que, ao final de cada ano, façamos um balanço procurando identificar se nos tornamos mais sábios ou mais amargos. E atenção: não confunda rabugice de gente idosa com amargura: a primeirea refere-se a intransigências típicas de quem já passou por muita coisa na vida e chega a ser engraçada, enquanto a segunda é muito perigosa, podendo evoluir para um quadro drástico de depressão.
Dizem que a idade pode "amansar" o gênio das pessoas, mas há algumas com as quais ocorre o inverso. Por isso, é importante saber lidar com as "manias" dos idosos sem perder a paciência, lembrando que todos nós as temos, em maior ou menor grau, mas à medida que ficamos mais dependentes, as manias tornam-se mais aparentes.
Uma das formas de aumentar a paciência é, sem dúvida, por meio da fé e do exercício da oração, o que também constitui o caminho para aprender a lidar com o nosso próprio envelhecimento.
(20 Passos para a Paz Interior, Padre Reginaldo Manzotti, Rio de Janeiro, Agir, 2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário