COMO OUVIR O ESPÍRITO SANTO²
TRÊS ANOS. Esse foi o tempo durante o qual os apóstolos conviveram com Jesus. Durante esse tempo eles conversaram sobre seus ensinamentos e O observaram realizar milagres espantosos. Tempestades foram acalmadas, pessoas mortas voltaram à vida, demônios foram expulsos, e o pão multiplicado. Durante três anos eles aprenderam como oferecer a outra face, como amar uns aos outros, como a misericórdia de Deus é transbordante, e sobre as promessas de vida eterna. Chegaram até a sair dois a dois a realizar milagres e a curar pessoas em nome de Jesus. Claramente, eles experimentaram uma conversão profunda e eram dedicados a Deus.
Mas, por mais santos que fossem os apóstolos, a história da paixão de Jesus nos diz que ainda assim eles tinham um longo caminho a percorrer. Na última Ceia eles discutiram sobre qual deles era o maior. Mais tarde, nesta noite, dormiram enquanto Jesus agonizava no jardim, e quando foram presos todos correram. Pedro chegou até a negar que tivesse conhecido Jesus!
Então, como esses homens bem treinados, mas ainda frágeis, se tornaram nos pioneiros destemidos que vemos no Livro dos Atos? Como encontraram coragem para pregar o Evangelho e construir a Igreja diante de feroz oposição? A resposta consiste em duas coisas: Primeira, eles viram Jesus, o SENHOR ressiscitado, no Domingo de Páscoa. E, segunda, o Espírito Santo foi derramado em suas vidas no Domingo de Pentecostes.
Essa dupla resposta pode nos ajudar a entender o Sacramento da Confirmação. Como os discípulos, podemos ter encontrado Jesus e aprendido muitas coisas com Ele. Podemos ter sido batizados na Sua Igreja e termos alguma experiência de seu amor. Mas ainda assim precisamos do poder de seu Espírito - a graça da Confirmação - se desejarmos viver fielmente pelos seus ensinamentos. Ainda assim, precisamos que Seu Espírito seja liberado em nossas vidas, se desejarmos experimentar toda a alegria, esperança e poder que Jesus nos prometeu conceder.
O derramamento do Espírito Santo mudou a vida dos apóstolos. OS "fortaleceu" e os "encorajou". E não foram apenas os doze: Naquele dia muitas outras pessoas ficaram cheias do Espírito Santo. De fato, os apóstolos consideraram esse derramamento do Espírito tão importante que fizeram disso parte central de suas pregações. Por exemplo, no Livro dos Atos, S. Lucas nos conta sobre os crentes de Samaria que foram batizados e se converteram. Eles tinham aceitado Jesus e começaram a viver juntos, como Igreja. Mas quando os apóstolos ouviram isso enviaram Pedro e João, a Samaria, para impor suas mãos sobre o povo e orar para que recebessem o Espírito Santo (Atos 8, 14-17).
Alguns anos mais tarde, quando Paulo viajava por Éfesos, encontrou alguns discípulos que tinham ouvido a pregação de João Batista, mas nunca tinham ouvido falar sobre Jesus. Assim, Paulo lhes contou o resto da história e Lucas nos diz que Paulo
os batizou "em nome do Senhor Jesus" (Atos 19,5) . Mas não parou por aí. Lucas continua: "E quando Paulo lhe impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e eles falavam em línguas estranhas e profetizavam" (19,6) . (A Palavra entre Nós, Edição 117/2011, pág. 6)
Nenhum comentário:
Postar um comentário