A PERDA DO SAPATO
Lembro-me de uma historinha que muitos já conhecem. Era um senhor com idade avançada e esperava o ônibus. Ainda bem que haviam outras pessoas para tomar aquela condução. Infelizmente, se ele estivesse sozinho, o motorista talvez praticasse o que os outros fazem com os idosos: simplesmente não param. Falta-lhes um pouco de humanidade. Ele foi o último a subir as escadas, apresentando certa dificuldade, proveniente da idade. O motorista, impaciente, acelerou o ônibus, fechando a porta e o nosso amigo ficou com o pé preso. Ele puxou a perna e o sapato caiu do lado de fora. Ele, já refeito do susto, tirou o outro sapato e jogou pela janela. Um rapaz que estava perto, disse-lhe:
- Que absurdo, o senhor jogar o sapato fora!
O idoso lhe respondeu:
- Se eu perdi um, para que me serve o outro? Se alguém achar na rua o pé, não serve para mais nada, mas os dois lhe poderão ser úteis. Afinal, a perda de meu par de sapatos poderá preencher a necessidade de um pobre coitado.
Estamos chegando ao final do ano e talvez pensando nas perdas que ocorreram. Veja o que aconteceu com o senhor do ônibus. Se as perdas diminuíram o consumismo, a ganância, o egoísmo, a prepotência e tantas outras coisas, terminamos o ano relativamente bem. Em consequência, abriu-se um vazio no nosso interior, pronto para receber as novidades do próximo ano.
Como é importante não estarmos abarrotados de supérfulos e de nossas misérias. Só assim haverá espaço para se reconciliar com quem ainda estamos brigados. Também haverá um lugar para Deus habitar em nosso coração, ajudando-nos a jogar fora o que ainda não tivemos coragem de fazer. Quem sabe isso possa ser útil a um amigo ou a um inimigo ou a um estranho e ele poderá enfrentar melhor as vicissitudes do próximo ano. Não lamentemos as perdas, seguindo o exemplo do idoso de noss história.
Vejamos o que nos diz o poeta Fernando Pessoa:
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam aos mesmo lugares. É o tempo de travessias; e, se não ousarmos fazê-lo, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Peçamos a Virgem Maria, nossa Mãe, que caminhe conosco durante todo o ano e nos dê forças e sabedoria nas nossas perdas, porque o que vem do SENHOR é sempre abençoado!
Feliz Natal! Um Ano Novo de muitas realizações!
(Texto: Adriano Gonçalves, Paróquia Santo Afonso, Missionários Redentoristas, ano IX nº 187, 12/2010)
Um feliz ano novo com muita luz de Deus pra vocês, amiguinhos.
ResponderExcluirAbraços
Salve Maria
ResponderExcluirQuero convida você meu irmão a participar do blog
Soldados católicos foi fundando com o objetivos de reuni todos os sites e blog católico em um lugar só em categorias. E procura sites e blogs católicos bons que não são conhecidos.
Se você se escreve as sua postagem sera divulgada por Email e pelo o Facebook e muitas pessoas poderão se interessa em ver o seu blog e assim a evangelização que já acontese seria mas divulgada esse é o objetivo do blog soldados católicos se tive interessado esconha uma categoria para o seu blog e envie um email ou um cometário esse é o link do blog.
http://ossoldadoscatolicos.blogspot.com/
e-mail para contato: soldadoscatolicos2@hotmail.com
paz e bem