Exercitar as virtudes de Maria
Deus encarnado fez Sua primeira moradia no ventre de uma mulher, Maria, que aceitando o convite da graça e dizendo o "Sim", tornou-se o modelo de quem faz a vontade do Pai.
Os Evangelhos deixam claro o papel de Maria na obra da salvação: Deus visita a humanidade e se faz criança; para isso, Maria constitui-se na nova arca da aliança. O útero de Maria, por sua vez, torna-se o primeiro tabernáculo. A obra da redenção teve início no útero de Maria. É o útero da humanidade sedenta do Verbo Eterno do Pai.
O Magistério da Santa Igreja, no Concílio Vaticano II, apontou Maria Santíssima como modelo de virtude. A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si (CIC 1803).
As principais virtudes das quais Maria é modelo são: humildade, fé, esperança, fortaleza, caridade e confiança. Então, se desejamos ser virtuosos, nada melhor do que "imitar" a Mãe de Deus. (texto extraído do livro "20 Passos para a Paz interior", Pe. Reginaldo Manzotti, Rio de Janeiro, Agir, 2010 - pág. 225).
Nenhum comentário:
Postar um comentário